AULA DO DIA 27/11/2010

Hoje fizemos um estudo sobre o filme que assistimos, nos dividimos em grupos conforme o filme assistido, realizamos um resumo sobre o enrêdo do filme, respondemos cinco perguntas sobre o filme, falamos também sobre o módulo 2, como começou a escola Brasil, a vinda dos jesuitas, enfim, comentamos sobre o início da educação no Brasil.

Para completar esse memorial, foi proposto 3 perguntas.

1-) Qual o papel da escola em nossa sociedade?

R= A escola em nossa sociedade funciona como uma instituição de transformação, seu objetivo principal é preparar o cidadão para viver em sociedade, se inserindo no contexto e tornando-se um agente transformador.

2-) Que sociedade vivemos ?

R= Hoje vivemos numa sociedade assustada com tanta violência, todos estão preocupados em se proteger, não há uma integração, as pessoas vivem em pequenos grupos sociais e se isolam dos demais, os pais acreditam que a escola é responsável pela educação de seus filhos, e transferem toda responsabilidade para os educadores, por isso convivemos todos os dias com crianças problemáticas e sem perespctiva para o futuro.

3-) Qual minha concepção de educação ?

R= Acredito na educação desenvolvida no ambiente familiar, no diálogo, na participação, acho que a familia deve acompanhar todos os passos da criança, saber tudo o que acontece no dia-a-dia, enfim, creio que a educação deve ser reestruturada, para podermos retomar os valores morais que ficaram esquecidos a muito tempo, hoje muitas familias entregam seus filhos a própria sorte e deixam que eles cresçam descobrindo outros valores, onde muitos se tornam vicíados e excluidos da sociedade. Precisamos educar os país para que esses possam educar seus filhos.