Aula do dia 16/04/2011

Inciamos o Módulo 5 - Abordagem sociólogica da educação

Assistimos o video explicativo, sobre o módulo, alguns comentários sobre Classe Social, nosso tutor nos deu alguns lembretes sobre a importância das nossas tarefas, tais como blog, leituras, PPS, Pratiques etc..., e falou também sobre a visita na Aldeia dos indios que ficou marcada para o dia 07/05/2011.

Assistimos o filme  Ilha das Flores e fizemos uma atividade em classe.

Nos dividimos em grupos de 3 pessoas, para nosso próximo trabalho,  (video de 10 minutos ), meu grupo irá apresentar Anísio Spínola Teixeira 
 


Anísio Spínola Teixeira, um dos maiores educadores brasileiros, nasceu em Caetité, cidade do sertão da Bahia, em 12 de julho de 1900.
Formou-se em Direito no Rio de Janeiro, em 1922 e, voltando àBahia, foi convidado pelo Governador Góes Calmon (1924-1928) a assumir o cargo de Inspetor Geral de Ensino, iniciando, assim, sua trajetória de educador e administrador público. Em 1928, viaja aos Estados Unidos para aprofundar seus estudos no campo educacional no Teachers College da Universidade de Columbia, Nova York, onde recebeu o título de Master of Arts e se familiarizou com o pensamento pedagógico de John Dewey.
Em 1931, o prefeito Pedro Ernesto indica seu nome para Diretor-Geral da Instrução Pública e depois Secretário de Educação e Cultura do Distrito Federal. Ali realizou uma obra renovadora, desde a educação pré-primária à universidade, criando a Universidade do Distrito Federal (UDF), uma experiência que marcou, até os dias atuais. a história do Ensino Superior brasileiro. Em 1932, foi um dos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
Deixando o cargo em 1935, devido às pressões políticas de então, passou a se dedicar a atividades comerciais, até ser chamado, em 1946, por Julian Huxley, primeiro Diretor-Geral da UNESCO, para ser consultor geral daquela organização.
Em 1947, aceitou convite do Governador Otávio Mangabeira para exercer o cargo de Secretário de Educação e Saúde da Bahia. Nesse período (1947-1 951) realizou uma obra extraordinária, elaborando o capítulo de educação da Constituição Estadual, que previa uma completa descentralização dos serviços de educação, sugerindo a criação do Conselho de Educação e Cultura e dos Conselhos Municipais de Ensino, além de um fundo de educação que propiciaria recursos para o ensino primário. Ainda nessa gestão, concebe e implanta em Salvador o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque uma experiência inédita no Brasil no campo do ensino primário em tempo integral.
Em 1951, assume no plano federal a Secretaria Geral da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que realizou extenso aperfeiçoamento de pessoal universitário e, em 1952, a direção do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), quando cria o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) e organiza uma rede de Centros Regionais voltados para levantamentos e pesquisas na matéria. No final da década de 50, por ocasião dos debates no Congresso Nacional sobre o projeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lidera a campanha em defesa da Escola Pública, participando das articulações para que esse projeto privilegiasse o sistema público de ensino. Já na década de 60, participa, juntamente com Darcy Ribeiro, da criação da Universidade de Brasília, vindo a ser seu segundo reitor (1962-1 964).
O golpe militar de 1964 afasta Anísio Teixeira de suas funções públicas. A partir de 1964, é professor visitante em várias universidades norte-americanas e se dedica à publicação e reedição de seus livros, vindo a falecer no Rio de Janeiro, em março de 1971.
Ao lado dessa intensa atividade de adminsitrador, escreveu vários livros como: Educação Progressiva, Educação para a Democracia, Educação e a Crise Brasileira, Educação não é Privilégio, Educação éum Direito e Educação no Brasil. Nessas publicações, propugnou pela renovação do sistema educacional brasileiro, em bases democráticas e atendendo à formação das classes menos favorecidas. Anísio Teixeira deixa, assim, sua marca como pensador e político da Educação.
 Alberto Venancio Filho Membro da Academia Brasileira de Letras