Aula do dia 30/07/2011

O uso da internet para fins educativos está se tornando cada vez mais presente na democratização do ensino público.

"A aprendizagem não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo da vida para adquiri-lo."-Albert Einstein


Há 10 anos em abril de 2001, Charles M. Vest, presidente do MIT na época, anunciou que a universidade faria seus materiais para todos os seus cursos disponíveis gratuitamente na Internet. Esta iniciativa, encontrada em OpenCourseWare, permitiu outros professores e alunos ao longo da vida ao redor do mundo para ouvir e ler o que está sendo ensinado no MIT. Cinco anos depois, em abril de 2006, UC Berkeley anunciou seu plano para colocar completa cursos acadêmicos em U, da Apple iTunes, a começar que é hoje uma das maiores coleções de palestras em sala de aula registrado no mundo. Um ano depois, em outubro de 2007, a escola lançou UC Berkeley no YouTube. De acordo com Benjamin Hubbard o Gerenciador de Webcast na Universidade de Berkeley, a escola teve bem mais de 120 milhões de downloads desde partilha de vídeos on-line primeiro, que começou a fazer em 2001.

Ele diz: "Eu acho que há uma grande variedade de razões pelas quais professores devem ser envolvidos na gravação e palestras publicação online. A primeira é querer que os alunos tenham acesso a materiais. O segundo é para o cultivo de uma afinidade muito grande para uma universidade pública que está fornecendo a pesquisa e serviço comunitário. O terceiro está estreitamente alinhado com esta oportunidade para propiciar recursos educacionais em todo o mundo para aqueles de todas as esferas da vida, apesar do que desvantagens que enfrentaram. É tão importante que nós reconhecemos como uma instituição pública que se trata de algo muito valor as pessoas e tem grande valor para nós também. "

Yale e Stanford seguiram o exemplo, e até Harvard saltou a bordo nos últimos dois anos. Open Yale recursos de acesso livre e aberto a uma seleção de cursos introdutórios ministrados por professores e acadêmicos distintos, apoiado por fundos da William and Flora Hewlitt Foundation. Fora de os EUA, algumas das universidades mais seletivas na Índia criaram um vasto conjunto de conteúdos on-line, a fim de chegar a mais de população do país estudante explodindo. Em Stanford, você pode livremente "assistir" A Escola de Stanford Mini Med com três anos uma longa série de cursos por mais de trinta professores ilustres, cientistas e médicos.

Enciclopédia do mundo é tão leve, livre e imediatamente acessível como Wikipedia, que está rapidamente ganhando legitimidade na esfera da educação. Usando a Internet, você pode aprender um novo idioma ou mergulhar nas profundezas da metafísica com apenas um clique de um mouse. A Web tem desbloqueado as chaves para uma escola em todo o mundo virtual, potencialmente nivelar o campo jogando para estudantes de todo o mundo.